3 ERROS DA HIGIENE BUCAL QUE PODEM PREJUDICAR A SAÚDE DA SUA GENGIVA

O que há de errado com a sua higiene bucal? Você já parou para pensar no assunto? Às vezes um hábito que você vem praticando faz tempo pode prejudicar e muito não só na saúde dos seus dentes, como também da sua gengiva. Pensando nisso, o Sorrisologia listou três errinhos mais comuns que as pessoas tendem a praticar durante esse ritual e que afeta diretamente no bem-estar da gengiva. Confira e aprenda a fazer a sua higiene da maneira certa e recomendada pelos dentistas.

 

PASSAR O FIO DENTAL DE QUALQUER MANEIRA

Não é tão simples quanto parece. Passar o fio dental é um exercício diário e que, muitas vezes, precisa ser aprimorado com o tempo. Algumas pessoas, por mais que usem todos os dias, não sabem ao certo manejar corretamente essa ferramenta. Mas uma coisa é certa, não devemos colocar o fio com força entre os dentes, isso pode acabar machucando a gengiva e causando um pequeno sangramento no local.

Para evitar esse cenário, o dentista Leonardo Costa ensina a maneira certa de fazer. “O fio deve ser inserido com cuidado no espaço entre o dente e a gengiva para não causar nenhum ferimento”, diz. Depois é só passar delicadamente entre os dentes com movimentos de cima para baixo e para frente e para trás. Tenha dedicação e faça os mesmos movimentos não só nos dentes frontais, como também nos molares e pré-molares.

ESCOVAR OS DENTES COM MUITA RAPIDEZ E FORÇA

A higiene bucal precisa ser feita sem pressa. Na verdade, esse momento deve ser encarado como um ritual importante para a sua saúde e bem-estar, da mesma maneira que você costuma dedicar seu tempo para cuidar da pele ou do cabelo, por exemplo. Por isso, de um modo geral, a escovação deve ser feita em dois minutos. Fazendo este momento com rapidez e muita força pode machucar a gengiva e causar bastante dor na região. Tenha calma e pratique da maneira certa.

USAR UMA ESCOVA DE CERDAS DURAS

Existem vários tipos de escova no mercado, mas o modelo ideal para a maioria dos pacientes é aquela que possui cerdas finas e macias. Esses produtos ajudam a manter a gengiva e os dentes saudáveis, proporcionando mais conforto e limpeza à higiene bucal. As escovas com cerdas duras são feitas apenas para escovar próteses dentárias removíveis.

Se essa ferramenta for usada em dentes naturais pode agredir o esmalte dentário e as gengivas, causando ferimento e, possivelmente, uma inflamação. Esse cenário é certo para início de vários problemas bucais. Evite-os! Por isso, antes de usar qualquer ferramenta do seu kit de higiene bucal, consulte seu dentista!

Fonte: Sorrisologia

PEÇA JÁ SUA COTAÇÃO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *